terça-feira, 15 de abril de 2014

Pois, embora eu...

“Pois, embora eu também possa me orgulhar de ter perseverado, todo o mérito pela minha perseverança foi de Joe. Não porque eu era leal, mas porque Joe era leal, que eu nunca fugi para ser soldado ou marinheiro. Não foi porque eu tivesse a grande virtude de ser dedicado ao trabalho, mas porque Joe tinha a grande virtude de ser dedicado ao trabalho, que exerci meu ofício com zelo tolerável contra todas as circunstâncias. Não é possível saber até que ponto pode estender-se sobre o mundo a influência de um homem amável, honesto e de bom coração; mas é possível saber o quanto isso nos influenciou quando aconteceu conosco, e eu sei muito bem que qualquer alegria que tenha surgido do meu aprendizado veio do simples contentamento de Joe, e não de minhas aspirações inquietas e descontentes.”

(Charles Dickens, em Grandes Esperanças)

Nenhum comentário:

Postar um comentário