terça-feira, 23 de agosto de 2011

O lobo bom

Sabedoria Indígena Milenar
Uma noite, um velho índio contou ao seu neto sobre a guerra que acontece dentro das pessoas.
Ele disse: "A batalha é entre dois 'lobos' que vivem dentro de todos nós. Um é Mau. É a raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância, pena de si mesmo, culpa, ressentimento, inferioridade, mentiras, orgulho falso, superioridade e ego. O outro é Bom. É alegria, fraternidade, paz, esperança, serenidade, humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé."
O neto pensou nessa luta e perguntou ao avô:
- Qual lobo vence?
O velho índio respondeu:
- Aquele que você alimenta!
(Autor desconhecido)

Quando acabei de criar o blog e mandei o link para a família e os amigos conhecerem, meu irmão respondeu dizendo que gostou, que não sabia exatamente o objetivo, mas era legal. Em anexo, mandou a estória acima, como forma de contribuição nas postagens.
Pois bem, devolvi a estória a ele dizendo que o objetivo do blog estava contido na pequena estória e que ele, mesmo sem perceber, havia captado este objetivo: o blog existe para nos ajudar a alimentar o lobo bom.
As palavras postadas, sejam elas poesias, versos de músicas, citações, trechos de livros, palavras-imagens, etc., servem para trazer deleite a alma e alegria à mente, alimentando, assim, o lobo bom.
E que ele vença!!!

Abraço.
Janaina

2 comentários:

  1. Participei, em Brasilia, do Congresso Internacional de Educação e lá o Ministro da Educação, Fernando Haddad, falou da possibilidade de aumento dos dias letivos do calendário escolar: de 200 para 220 dias de efetivos trabalhos escolares. Ai, me lembrei de uma frase do filósofo, mestre e doutor em Educação, Mário Sérgio Cortella:

    "NÃO ADIANTA AUMENTAR O TAMANHO DO PRATO SE A COMIDA FOR A MESMA!"

    Fantástico!!!

    Bjs
    Gaby

    ResponderExcluir
  2. Certíssimo.
    Além da comida ser a mesma, ninguém se preocupa em trabalhar o apetite de quem vai desfrutar do prato, muito pelo contrário... E não adianta só oferecer o prato de comida a quem não se estimulou ter fome deste alimento.
    Anotada para postagem.
    Bjs

    ResponderExcluir