terça-feira, 15 de agosto de 2017

Eu estava destinado a ser...

William Glackens

“Eu estava destinado a ser um grande editor”, diz a Kaisa através do espelho, “mas sabe o que aconteceu? Não me tornei grande. Perdi a ambição, perdi a fé. Minha ambição era minha fé. Uma pessoa sem fé não é muito. Endurecido, isso sim, blindado. Um tanque. Olhe para nós, Kaisa. O que somos? Pessoas sem fé. Ainda que tenhamos um ao outro. Eu flutuava pelo espaço, não me apegava a ninguém. Até aquele momento em que você pegou na minha mão, lá perto do semáforo. Então fiquei preso a você. É assim. Você poderia ter pegado outra mão, mas pegou a minha. O que você pensou, Kaisa? O que viu quando eu passei? Foi o meu chapéu? Já tinha falado com muitas pessoas naquele dia?”
Vai com ela para a cidade. Ela descalça, ele de sandálias. Aqui e ali para num cruzamento e pergunta: “Para onde estamos indo, Kaisa?” Ela então o puxa na direção que, de acordo com ela, é a melhor. Almoçam num posto de gasolina e às quatro bebem uma Coca-Cola num clube de bilhar. De vez em quando Hofmeester diz alguma coisa, sobre sua filha, seu trabalho, a África. Kaisa escuta sem dizer nada.

(Arnon Grunberg, no livro Tirza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário